Flor na Lapela

Origem da Flor na Lapela

LAPELAS

Crédito: helaynemarcuz

A flor de lapela surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XIX. Neste dia, ele recebeu um pequeno ramalhete de sua noiva e não sabendo onde colocá-lo, tomou um canivete e abriu um pequeno corte na lapela de seu paletó para introduzir o delicado ramalhete em sinal de amor e romantismo.

Após esse gesto, tornou-se tradição os noivos no dia do casamento usarem uma flor na lapela, por ser elegante e por simbolizar todo o romantismo do momento. A flor na lapela, também conhecida como boutonnière, é usualmente utilizada para diferenciar noivos, padrinhos, pais dos noivos pajens, avós e todos aqueles que participam do cortejo.

A flor é colocada na lapela do lado esquerdo do traje, independente se a vestimenta for um fraque, meio fraque ou terno. A flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete  e nunca deve ter seu cabo apenas enfiado no orifício da lapela ou no bolso, de forma que fique frouxa ou pendurada ali. Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

Para quem não sabe, a lapela é o nome dado a dobradura do terno e existem vários modelos.

  • Cravo Branco

O cravo branco que significa amor puro é atualmente a flor mais usada pelos noivos. Se o traje do noivo for diferente dos demais, a flor pode ser igual para todos.

102512_1141_BoutonnireO1

Crédito: julianamouracerimonial

  • Tamanho da Lapela do Terno

A orientação de Ricardo Almeida quanto ao tamanho da lapela tem tudo a ver com a padrão de seus ternos.

“Normalmente, a lapela só pode ser escolhida quando a roupa é feita sob medida. Nossas roupas prontas possuem lapela normal, fina, de 6 a 7 cm. Isso faz parte do padrão da marca e do que considero ideal para a roupa social hoje. Sob medida, podemos fazer lapela chale e também lapela com bico para cima. Estas duas são mais usadas em smokings e roupas mais diferenciadas. Por termos um corte slim, preferimos lapelas finas, achamos que este detalhe deixa o homem mais longilíneo. Mas alguns estilistas renomados apostam nas largas. O que acaba sendo uma questão de estilo”, explica Ricardo.

  • Lenço no Bolso ou Flor na Lapela

Quando o noivo usa lenço no bolso, ele não deve usar a flor de lapela. Opte sempre por um dos dois acessórios.

roupa_do_noivo

Crédito: vestidadenoiva

  • Perfil despojado dos noivos

É aconselhável o uso de folhagem e sementes.

Flor-de-lapela6-e1453470574770

  • Terno claros

Uma combinação ideial é usar flores com mais folhagens e verdes.

Lapela-criativa-para-noivos-2-600x900

Crédito: casar

um-doce-dia-boutonniere-herbal-04

Crédito: umdocedia

  • Casamento na Praia

As flores mais utilizadas são os cravos, astromélias, rosas, denphal, mirrosas e jasmin. Tema relacionados podem ser incorporados, tais como, estrelinhas do mar ou conchinhas. Outra ideia bacana é deixar os padrinhos mais despojados, usando apenas camisas sociais com as lapelas presas nos bolsos.

2lapelanoivopadrinhos

Crédito: veudanoiva

enfeite-de-lapela-estrela-do-mar-casamento-na-praia-look-do-noivo

Crédito: chegouahora

Gostaram?

Visitem Inspire Seu Casamento em nossas Redes Sociais


Bjs e até a próxima

Renato Novais

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of