Dicas para o Noivado

O que é o Noivado?

O noivado representa a maturidade, a evolução do casal, no sentido de consolidar sua união. Simboliza o comprometimento de formar uma família através da maturidade alcançada. Além disso, demonstra que o casal já ultrapassou algumas fases e aprendeu a conviver com os hábitos um do outro, buscando, dessa forma, fazer planos e sonhar com o futuro.
A festa de noivado parecia estar em desuso, mas atualmente vem ganhando cada vez mais espaço entre os noivos que desejam comemorar e retomar essa tradição. É sabido que antigamente o noivado possuía um rigor maior com nossos antepassados, mas hoje em dia alguns noivos estão resgatado alguns momentos importantes como, por exemplo, uma vez tomada a decisão de noivar, os pais precisam ser os primeiros a saberem na noticia.

Cuidado apenas com o tempo de noivado, pois se o mesmo é considerado o período preparatório do casamento, ficar muito tempo noivo soa como falta de bom senso. Aconselha-se estabelecer um prazo mínimo de 06 (seis) meses e no máximo 02 (dois) anos. É preferível passar do namoro diretamente para o casamento quando os noivos não conseguem se preparar dentro daquele período estabelecido entre o mínimo e máximo para o noivado por questões como, por exemplo, financeiras.

Um dos momentos mais tradicionais é quando o noivo repete o pedido na frente de todos, diretamente aos pais da noiva. Outro gesto lindo e romântico é quando o noivo entrega um anel de brilhantes à noiva em sinal de amor eterno, que pode ser na festa de noivado, em uma ocasião somente com a presença dos pais ou em momento íntimo e especial do casal.

As alianças devem conter o nome do(a) companheiro(a) ou suas iniciais gravadas no lado interno e devem ser usadas no dedo anular da mão direita (durante todo período do noivado). Alguns dias antes do casamento, o noivo deve mandar gravar a data escolhido para a união. Após o casamento, as alianças deverão ser usadas no dedo anular da mãe esquerda, que segundo a tradição, é o lado onde está localizado o coração.

O noivado pode ser um acontecimento bem planejado como pode ser algo simples, romântico e esperançoso. Sem sombra de dúvidas, é uma tradição que acrescenta certo valor moral, cultural e social ao casamento.

É muito importante que ao longo do noivado, os noivos tenham a certeza que irão concretizar o que realmente desejam. Para isso, Inspire Seu Casamento deixa aos leitores as palavras do Papa Pio XII para todos os noivos desse mundo:

“[É necessário], durante o tempo do noivado, investigar, discernir, de circunstância em circunstância, as virtudes e defeitos, as capacidades e as deficiências, não para criticar e brigar ou para dar preferência a seu modo de ser, (…) mas para dar-se conta do que se pode esperar, do que um cônjuge talvez terá de compensar ou suprir” (Palavras do Papa Pio XII, no discurso de 18/03/1942).

Gostaram?

Visitem Inspire Seu Casamento em nossas Redes Sociais


Bjs e até a próxima

Renato Novais

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of